quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Idosos com depressão


É muito triste e difícil cuidar de idosos com o diagnóstico de depressão. Mais difícil ainda é cuidar de um idoso, de uma idosa que apresenta quadro sugestivo de depressão, mas que ainda não são acompanhados pelo geriatra ou pelo psiquiatra, ou seja, estão sem tratamento adequado e sofrendo profundamente.

1. A apatia, a tristeza, a melancolia e a ansiedade extrema faz parte do quadro, da doença. Não é falta de força de vontade do idoso. Ele não se comporta assim porque quer. Lembre-se: depressão é doença da alma e da falta de sentido da própria falta. Nada mais tem sentido na vida.

2. Depressão tem tratamento e cura! Procure o médico e relate como está o idoso, sua tristeza e choros constantes, sua apatia profunda, não querendo mais participar de nada, seus medos e sua falta de atenção.

3. No começo do tratamento, tenha paciência e espere o medicamento fazer efeito. Muitas vezes demora até 40-60 dias para o remédio fazer o efeito desejado e o idoso começa apresentar melhora da depressão.

4. Até o medicamento fazer efeito, não critique e não obrigue o idoso a fazer o que ele não está em condições de fazer. Tenha muita paciência e demonstre sempre que está entendendo sua situação e que esta ali para ajudar.

5. Quando a pessoa idosa estiver apresentando sinais positivos de que o medicamento esteja fazendo efeito, de maneira mais tranquila possível, faça com que ela volte paulatinamente para a rotina que sempre teve. Se gosta de passear, se gosta de trabalhar em casa, se gosta de reunir com a família. Enfim, sem cobrar demais, faça o idoso, a idosa falar mais SIM e recusar cada vez menos.

6. Converse muito com toda a família. Faça entender a todos a situação da pesoa idosa. Atenção, compreensão e carinho podem fazer com que esta doença seja menos dolorosa para alma e o corpo (depressão pode causar dores pelo corpo). E a família orientada é muito importante neste caso.

7. Como dizem os psiquiatras e geriatras, NÃO EXISTE DEPRESSÃO INCURÁVEL, EXISTEM DEPRESSÕES SEM TRATAMENTO OU MAL TRATADAS!


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

Publicidade

Encontre-nos no Facebook

As Mais Acessadas

Lívia Abreu. Tecnologia do Blogger.