terça-feira, 30 de maio de 2017

A misteriosa linha reta que une 7 santuários dedicados a São Miguel: coincidência?

Será que essa linha impressionante, de milhares de quilômetros, representa a espada do Arcanjo que mandou o diabo para o inferno?

Uma linha reta impressionante e misteriosa, que vai da Irlanda a Israel, une sete mosteiros e santuários relacionados com o Arcanjo São Miguel. Será mera coincidência? Terá sido proposital? Os sete santuários ficam a grandes distâncias um do outro, mas estão alinhados de modo perfeito e assombroso.
A “Linha Sacra de São Miguel Arcanjo” simboliza, de acordo com a tradição, o golpe de espada que o Arcanjo infligiu ao diabo para enviá-lo ao inferno depois da batalha nos céus entre os anjos fiéis e os anjos rebeldes que, liderados por Lúcifer, tinham se voltado contra Deus.
Seja como for, é surpreendente a disposição de todos esses santuários ao longo de uma linha reta. Seria uma advertência do Arcanjo para que, respeitando as leis de Deus, os fiéis caminhem sempre na retidão? A Linha Sacra, além disso, fica perfeitamente alinhada com o poente no dia do solstício de verão no hemisfério Norte.


Como se não bastasse, os três mais importantes santuários da linha misteriosa ficam à mesma distância um do outro: a belíssima e famosíssima abadia do Mont Saint-Michel, na divisa entre as regiões francesas da Normandia e da Bretanha; a Sacra di San Michele, no vale italiano de Susa, região do Piemonte; e o santuário de Monte Sant’Angelo, no também italiano Monte Gargano, situado na região da Apúlia.
Conheça todos os sete santuários da Linha Sacra:

1) SKELLING MICHAEL



O traçado da Linha Sacra começa na Irlanda, numa ilha deserta onde o Arcanjo Miguel teria aparecido para São Patrício a fim de ajudá-lo a libertar o país dos ataques do demônio. É nessa ilha que se levanta o primeiro mosteiro: o de Skellig Michael ou Sceilig Mhichíl, em idioma gaélico (“Rocha de Miguel”).
Curiosidade adicional: o esplêndido panorama desta ilha aparece em um dos filmes da saga Star Wars, conforme você pode conferir neste outro artigo: O que Star Wars tem a ver com o Arcanjo São Miguel?

2) SAINT MICHAEL’S MOUNT

Rumando para o sul, a linha passa pelo St. Michael’s Mount, na Inglaterra: é uma ilhota da Cornuália que, na maré baixa, se junta à terra firme. Nesse local, São Miguel teria falado com um grupo de pescadores.

3) MONT SAINT-MICHEL




A Linha Sacra prossegue então para a França, cruzando outra célebre ilha que também se junta à terra firme nas baixas marés: o espetacular Mont Saint-Michel, outro local de aparição do Arcanjo. A beleza e a riqueza histórica e artística deste santuário e da sua baía na costa normanda fazem dele um dos lugares mais visitados de toda a França, além de terem garantido a sua proclamação como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979. O Mont Saint-Michel já era cercado de forte misticismo desde a Alta Idade Média. Há mais de 1.300 anos, em 709, o Arcanjo apareceu, conforme a tradição, ao bispo de Avranches, Santo Aubert, pedindo a construção do santuário. Os trabalhos começaram logo, mas a abadia beneditina só foi ficar pronta no século X.

4) SACRA DI SAN MICHELE




A cerca de 1.000 quilômetros de distância, no vale piemontês de Susa, ergue-se o quarto santuário: a Sacra di San Michele (pronuncia-se “Mikéle”, em italiano). Sua construção começou por volta do ano 1.000 e, ao curso dos séculos, foram sendo acrescentadas novas estruturas. É o caso da hospedaria construída pelos monges beneditinos, já que o santo lugar ficava na rota dos peregrinos da Via Francígena, antiga estrada que ia da França para Roma.

5) SANTUÁRIO DO MONTE SANT’ANGELO




Mais 1.000 quilômetros em linha reta e se chega à também italiana região da Apúlia, mais precisamente ao Monte Gargano. Ali, uma caverna de acesso muito difícil se transformou em lugar sagrado e viu erguer-se o Santuário de São Miguel Arcanjo, iniciado no longínquo ano de 490. Ele marca a primeira aparição do Arcanjo Miguel a São Lourenço Maiorano.

6) MOSTEIRO DE SYMI




Deixando a Itália, a fascinante Linha Sacra de São Miguel chega ao sexto santuário, agora na ilha grega de Symi: aqui, o mosteiro alberga uma das maiores efígies do Arcanjo que existem no mundo, com três metros de altura.

7) MOSTEIRO DO MONTE CARMELO


pio, CC BY-SA 3.0


A Linha Sacra termina em território israelense: o mosteiro do Monte Carmelo, em Haifa. O local é venerado desde a antiguidade, mas a construção do santuário cristão remonta ao século XII.

Share:

sábado, 27 de maio de 2017

Reflorestamento Social: novos laços na velhice

Observo que, no Brasil, parte das pessoas no final da fase adulta e início da velhice tem dificuldade de estabelecer novas relações sociais, gerando enxugamento no círculo de apoio.

Pensando nisso, comecei a analisar o contexto social do idoso à semelhança de florestas: está arborizado ou desmatado? Se for o segundo caso, quais ações podem acontecer para que haja o reflorestamento social, na medida do desejo de cada um?

desmatamento social pode acontecer durante todo curso de vida. Em alguns momentos, paramos de nos relacionar com algumas pessoas próximas. Também diminuímos muito o contato com elas devido mudanças de escola, faculdade, residência e cidade, estado ou país… Mudanças de emprego ou projeto, desemprego, separação ou divórcio, doenças incapacitantes e mortes, entre outros. Tais acontecimentos podem abrir espaço para o processo de reflorestamento social. 
E o que venha ser isso? Quando criamos novos laços relacionais nos ambientes que começamos a frequentar como escola, vizinhança, cidade, emprego, instituições de recolocação profissional, cursos, etc.
Desmatamento e reflorestamento social são processos bastante individuais, têm contornos culturais diferenciados e variam em relação ao momento histórico em que se vive.
A questão não é o desmatamento social, pois perdas (em maior ou menor grau) acontecem a vida toda, com todo mundo. O desafio aparece quando o reflorestamento não ocorre devido a crenças pessoais e sociais limitantes.
A primeira, individual, é a crença de morte próxima. É comum pessoas saudáveis entre 60 e 90 anos dizerem que:”não vale a pena o esforço de estabelecer novas relações, desenvolver habilidades ou adquirir conhecimentos por que logo morrerão.
Respondo que pessoas longevas chegaram até os 120 anos, ou seja, é possível que vivam mais 60, 50, 40, 30 anos. Essa informação normalmente é recebida com espanto pelos meus interlocutores e percebo que não se prepararam para viver tanto.
No imaginário social, a velhice está associada à improdutividade, inatividade, fragilidade e doença. Dessa forma, é frequente observarmos discursos e ações limitantes em relação às pessoas com 60 anos ou mais.
Exemplo claro é a dificuldade de encontrar postos no mercado de trabalho. Também acompanho filhos e netos que acreditam ser tarde demais para seus pais e avós frequentarem escolas ou universidades. Ou sugerem que não saiam de casa porque sofreram quedas e podem cair novamente. Ou acham que devem manter seus casamentos infelizes porque estão muito velhos para buscar a felicidade em outras relações.
Essas crenças limitantes impedem ou dificultam que o reflorestamento social aconteça.
Só que não precisa ser assim.
É importante que a velhice seja entendida como momento de potência, realizações e conexões. Qualquer momento é bom para iniciar o reflorestamento social, caso o idoso queira isso. Como?
Retomando ou dando início a novos projetos (de lazer ou de trabalho), fazendo cursos, lendo livros atuais e se comunicando com seus autores (dica:basta mandar email).
Você também pode entrar em contato e participando de grupos de idosos e redes que discutem envelhecimento ativo (no Brasil, temos o Lab60+ (www.lab60mais.com) e o Movimento  Ativo e Saudável (www.ativoesaudavel.com.br), entre muitas outras ações possíveis.
O processo de reflorestamento social pode contribuir para o idoso manter relações positivas com terceiros, sentir-se valorizado e, sobretudo, feliz.

Share:

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Propina é algum vírus ou problema no DNA?

Bem eu nem sei como começar direito este texto. Mas vamos lá. Bilhões pra cá milhões pra lá. E aí se vão os escândalos dos roubos e propinas.

Milhares são hoje os envolvidos e especializados em roubar cofres públicos, dinheiro que o governo arrecada do povo.

O povo está pagando os agentes dos roubos, das propinas, das coisas mais escabrosas e escandalosas do que temos notícias e que podem ser ainda muito piores, apenas a ponta de um iceberg.

Me pergunto de onde vem tanta ganância, se para vivermos como pessoas normais necessitamos apenas de coisas básicas como moradia digna, um bom emprego, renda suficiente pra mantermos nossas famílias com dignidade e honestidade.

De onde vem essa ganância desenfreada que leva essa roubalheira compulsiva de políticos e empresários envolvidos em somas de dinheiro inacreditáveis e que não conseguimos  dimensionar na nossa mísera concepção de vida e realidade.

É algo inconcebível, mas é real. Final dos tempos será?

Do povo brasileiro, existe na sua grande maioria, os trabalhadores, os bem intencionados, os pais e as mães de família. Pessoas honestas e batalhadoras, verdadeiros herois do dia a dia.

Tragicamente uma minoria de corruptos e insanos controla a política e a economia do país. Não há diferença do traficante de drogas que destroi a vida e a família de alguém e vive de dinheiro ilícito, para aquele que rouba da saúde, da educação, da segurança pública e de todo nosso direito à cidadania. Deveria sim existir uma nova modalidade de crime hediondo a do estuprador político.

Nosso país infelizmente está vivendo um caos absoluto. Porque não há mais confiança em políticos. Mudanças sociais e benéficas para o povo são hoje utopias. A ganância e o despudor tomou conta, contaminando poderes em âmbitos municipais, estaduais e federais. Volto a dizer bilhões, milhões de dólares e reais roubados. Pra essa minoria poderosa é normal. Mas para nós o povo brasileiro é o caos. O caos do desemprego, da saúde, da educação e do mínimo possível ao direito de nossa cidadania.

Gostaria de ver nos noticiários de tevês e jornais um aprofundamento sobre essa necessidade e enorme desejo de uma pessoa almejar tanto o poder pra roubar o máximo que puder. Tirar até da merenda escolar. Isso é algum tipo de doença, um vírus desconhecido, alteração no DNA ou simplesmente pura maldade?

Gostaria de saber se realmente o Sérgio Cabral com sua propina ostentação vai passar o resto da sua vida na cadeia. Porque a vida de milhares ele tirou. Roubou dinheiro até da Saúde Pública. Aposentados e trabalhadores sem salários no seu estado em verdadeira calamidade pública. Rio de Janeiro, a verdadeira vitrine do que pode acontecer com o resto do país.

Presos no Mensalão foram soltos e continuaram roubando no Petrolão. Presos da Lavajato continuam roubando da cadeia. Qual a diferença deles para os grandes traficantes que comandam suas facções das penitenciárias?

Mudar como? Através do voto? Votar em quem? Será que aquele que eu vou votar também vai roubar?

Espero um dia ligar a televisão e escutar a palavra milhões de pessoas empregadas, milhões de pessoas assistidas e não milhões desviados em propinas.

Não sei se ainda vou estar viva para ver esse país com seu povo vivendo legal, feliz. Livre dessa poderosa minoria corrupta que rouba nossas vidas.

Minha esperança é que meus netos tenham novos horizontes, que tenham orgulho de ser brasileiro. Que tenham uma vida de direito e sejam felizes .

Texto: Lívia Abreu








Share:

sábado, 20 de maio de 2017

Toda psicoterapia é regressiva?

Revisitar vivências do passado é matéria-prima para diferentes linhas da psicologia

Seriam as psicoterapias regressivas? A questão da regressão sempre esteve ligada aos processos psicológicos, de ritos dos pajés aos confessionários, chegando às terapias atuais, como, por exemplo, a psicanálise freudiana ou a psicologia analítica, esta criada por Jung.  Do contato com antepassados às lembranças infantis, será que terapia consiste sempre em voltar?  Seria o passado a matéria-prima a ser lapidada no divã?

Psicanálise

No caso da psicanálise, por definição, os registros inconscientes infantis determinam boa parte das escolhas do sujeito adulto. O engano comum é achar que o acesso consciente aos acontecimentos da primeira infância tem efeito curativo, como quem altera o roteiro de um filme. É na relação com o psicanalista que o paciente repetirá os comportamentos de sua meninice, sem ter consciência do que faz. Esta é a matéria-prima na qual o psicanalista atua. A intervenção se dá no presente, embora o sintoma tenha se originado antes. Isto Freud explanou em toda sua obra, com destaque para “Repetir, Elaborar e Contar” e “Mais Além do Princípio do Prazer”, entre outras.
Quando se fala tecnicamente, a palavra regressão, para a psicanálise, tem sentido diverso do uso comum: para os seguidores de Freud, regredir pode dizer respeito a um comportamento diferente do esperado para idade ou maturidade do sujeito, como a criança de 5 anos que volta a fazer xixi na cama assim que nasce o irmãozinho. Aqui o regredir tem um sentido mais complexo que o de apenas voltar.
A associação entre psicoterapia e etapas pregressas da vida ganhou destaque com a popularização da psicanálise na cultura em geral, notadamente via cinema e imprensa, a partir dos anos 1950. Um exemplo de cineasta popular ainda vivo que explora de forma cômica a relação neuroses e memórias infantis é Woody Allen.

Psicologia Analítica

Jung, fundador da psicologia analítica e até 1913 um seguidor de Freud, fala em regressão como processo contrário à progressão da energia psíquica, que são as “experiências cotidianas promotoras da adaptação psicológica do indivíduo” (1). Para ele, a regressão, entre outras coisas, pode colocar-nos em contato com os arquétipos, conteúdos imagísticos herdados e comuns à humanidade.
Jung ressalta ainda que progressão e regressão não devem ser confundidas com extroversão e introversão, pois ambos os processos podem ocorrer de forma extrovertida ou introvertida. Os dois processos seriam análogos ao fluxo e refluxo das marés.
Psicoterapia cognitivo-comportamental
Já na psicoterapia cognitivo-comportamental há o conceito de modelagem, que é o processo no qual o repertório comportamental da pessoa é moldado através de premiações ou punições materiais ou simbólicas de certas atitudes pelos pais e ambiente social. O sorriso e a repreensão são os exemplos mais comuns de comportamentos adultos modeladores dos infantis. Portanto, os psicoterapeutas comportamentais que se dispõem a ajudar o paciente na alteração posturas que lhes são prejudiciais, de alguma forma trabalham com conteúdos pregressos. Se regredir é voltar, aqui também a resposta é sim, há regressão.

Psicologia humanista

No caso da psicologia humanista, voltar é inerente à técnica, notadamente na prática clínica. Carl Rogers, um de seus fundadores, preconizava que a modificação de atitudes sobre si mesmo como parte do processo de amadurecimento, do tornar-se pessoa. (2)
Ajustar-se melhor à realidade implica em modificações de características pessoais prejudiciais para comportamentos mais realistas. Modificar sempre parte de um antes, um regresso. Outro reforço à hipótese da regressão na terapia rogeriana é que seu nascimento tenta aliar psicanálise e psicologia comportamental, já pontuadas acima.

Terapia de Vidas Passadas

Partindo da hipnose, o psicólogo Morris Netherton desenvolveu, no final dos anos 1960, a Past Life Therapy (Terapia das Vidas Passadas), que inclui a aceitação da tese das vidas passadas em seu constructo teórico.
Sua proposição está em fazer o paciente regredir hipnoticamente ao núcleo inconsciente do trauma causador do sofrimento psíquico ou físico. No livro “Vida Passada. Uma abordagem psicoterápica” (Grupo Editorial Summus, 1997), Netherton usa de casos para defender suas ideias.
A terapia de vidas passadas não é reconhecida como prática oficial pela maioria dos conselhos de psicologia. Embora a hipnose tenha participado da gênese da psicanálise e seja amplamente reconhecida como técnica útil, a admissão de reencarnação e o foco na espiritualidade são os principais alvos dos críticos de Netherton. Controvérsias à parte, a terapia de vidas passadas é o método psicoterápico com maior foco regressivo. Aqui a regressão e técnica se confundem.
O que é regredir? Se considerarmos a definição do dicionário Houaiss, na qual regressão psicológica é o “retorno a fases ou estágios já percorridos no desenvolvimento de um indivíduo, em situações acrescidas de estresse ou que comportam conflitos internos e externos”, as principais terapias citadas abarcam elementos regressivos. Mudam os métodos e a escala.
Toda terapia funciona no hoje, que é reflexo do ontem. Alguma coisa levou a pessoa ao consultório, seja curiosidade, seja um sofrimento que pede resolução. Como este ontem é trabalhado dependerá de cada escola, mais ainda, do manejo de cada terapeuta e da individualidade de cada paciente.  Olhar para dentro de si mesmo é voltar, não importa a técnica.
Por sinal, como foi a sua semana?
Referências
(1) Hall, Calvin Springer, and Vernon J. Nordby. "Introdução à psicologia junguiana." (1992).
(2) ROGERS, Carl (1985), Tornar-se Pessoa, 7ª. Edição, Lisboa, Moraes Editores. P. 244- 268
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro; DE MELLO FRANCO, Francisco Manoel. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Editora Objetiva, 2001.

Share:

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Ariano Suassuna declama “Quem foi temperar o choro e acabou salgando o pranto?”

Se eu conversasse com Deus
Iria lhe perguntar:
Por que é que sofremos tanto
Quando viemos pra cá?
Que dívida é essa
Que a gente tem que morrer pra pagar?
Perguntaria também
Como é que ele é feito
Que não dorme, que não come
E assim vive satisfeito.
Por que foi que ele não fez
A gente do mesmo jeito?
Por que existem uns felizes
E outros que sofrem tanto?
Nascemos do mesmo jeito,
Moramos no mesmo canto.
Quem foi temperar o choro
E acabou salgando o pranto?”


Share:

sábado, 6 de maio de 2017

5 plantas para ficar no seu quarto e você dormir melhor

Muita gente tem a ideia equivocada que dormir com plantas no quarto faz mal.
Mas como diz o botânico Gilberto Kerbauy, da Universidade de São Paulo, se isso fosse verdade, "não haveria um índio vivo na Floresta Amazônica”.
É claro que existem plantas mais apropriadas para ficar no quarto.
Essas plantas purificam o ar e aumentam os níveis de oxigênio.
E farão você dormir e respirar melhor.
Aqui estão cinco delas:

Lavanda

Esta planta alivia a ansiedade e ajuda os insones.
Inalar o perfume de lavanda proporciona um efeito calmante e sedativo.

Babosa (aloe vera)

Especialistas acreditam que ela tem um forte poder desintoxicante e anti-inflamatório.
Além disso, a babosa é uma planta especial para ter em sua casa, uma vez que elimina substâncias químicas contidas em produtos de limpeza.
E também purifica o ar.
Aqui um dado relevante: quando exposta em área altamente poluída, a babosa desenvolve manchas marrons e sinais de que algo está errado em termos de qualidade do ar.

Jasmim

Ele é capaz de dar uma boa noite de sono de uma forma completamente natural.
O melhor sobre o jasmim é que, além de melhorar a qualidade do sono, reduz a ansiedade.
Você nunca mais vai acordar irritado novamente.

Espada-de-são-jorge

Ela purifica o ar e aumenta os níveis de oxigênio.
E é provavelmente a melhor planta para ficar no seu quarto.
A espada-de-são-jorge absorve o dióxido de carbono e emite oxigênio durante a noite.
Se você precisa melhorar a qualidade do seu sono e respirar facilmente, esta planta é ideal para você.

Hera

Os cientistas dizem que esta planta é excelente para a purificação do ar.
Ela absorve perigosíssimas toxinas, como o benzeno e o formaldeído.
É certamente uma das melhores plantas para você manter em seu quarto.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.


Share:

quarta-feira, 3 de maio de 2017

5 ervas que protegem contra Alzheimer, Depressão e Ansiedade

Pouco a pouco, as pessoas estão voltando a dar a atenção que as ervas merecem por suas propriedades medicinais.
Sendo assim, é cada vez mais comum alguns problemas de saúde serem combatidos com alternativas naturais e caseiras – as vantagens, como você já deve saber, são inúmeras.
Pensando nisso, trouxemos quatro plantas poderosíssimas, capazes de tratar males como:
- Alzheimer
- Depressão
- Ansiedade
- Insônia
- Dificuldades para respirar
Gostou?
Descubra que plantas são essas e como elas podem ajudar!
1. Alecrim
Esta erva é maravilhosa e cura doenças desde a antiguidade.
Recentemente, especialistas descobriram que ela pode melhorar a memória.
O experimento foi feito com 60 pessoas com idade avançada.
Todas elas foram acompanhadas regularmente, para ver como se comportava a memória.
As pessoas que consumiam alecrim foram as que obtiveram os melhores resultados.
Portanto, o alecrim é um grande ingrediente para prevenir doenças que acarretam a perda da memória.
2. Hortelã
Se você tem dificuldades para respirar ou problemas no estômago, pode apostar neste ingrediente! – basta beber um pouco.
No entanto, se quiser resolver problemas de memória, tudo o que você precisa é inalar um pouco do chá de hortelã.
Isso estimulará o cérebro a realizar suas funções.
O chá é rico em substâncias que protegem o cérebro.
Ele também ajuda a melhorar o sistema circulatório e a controlar a pressão arterial.
3. Ginkgo biloba
Esta é uma árvore  de origem chinesa, muito benéfica por conter propriedades antioxidantes, capazes de proteger o cérebro.
Muitas pesquisas foram feitas para se chegar à seguinte conclusão: o ginkgo pode evitar demência, pois aumenta os níveis de oxigênio e melhora a circulação.
4. Gengibre
Esta não é bem uma planta, mas uma raiz.
O fato é que não poderíamos deixar de falar do gengibre.
Ele propriedades anti-inflamatórias, além de estimular o bom humor e o funcionamento do cérebro.
Na medicina indiana, é conhecida a sua fama como um poderoso preventivo do mal de Alzheimer.
Neste caso, basta comer um pedacinho de gengibre todos os dias.
Melhor ainda se for acompanhado de outras duas poderosas especiarias: canela e cúrcuma/açafrão-da-terra.
Mas atenção!
Se você tiver pressão alta, só consuma gengibre e canela depois que seu médico autorizar.
5. Chá verde
Há muito tempo, o chá verde tem sito utilizado para combater vários tipos de doenças, incluindo as relacionadas com a perda de memória e exaustão mental.
Já se sabe que o chá verde é uma erva excelente para a prevenção e o combate ao Alzheimer porque protege o cérebro contra a formação de placas beta-amilóides.
O flavonoide EGCG (epigalocatequina-3-galato), presente nesta erva, também é de grande ajuda para evitar o mal de Alzheimer.
O International Journal of Neuroscience já publicou diferentes estudos comprovando essa qualidade do chá verde.
Cuidado: Se você toma drogas químicas, precisa consultar o seu médico antes de consumir qualquer tipo de planta, uma vez que ela pode reagir negativamente em contato com tais drogas.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.



Share:

Publicidade

Publicidade

Encontre-nos no Facebook

As Mais Acessadas

Lívia Abreu. Tecnologia do Blogger.