terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Como você se vê envelhecendo?

Ernest Hemingway uma vez disse que “todo homen jovem acredita que ele irá viver para sempre”. Independentemente das suas crenças, uma coisa é certa, todos nós estamos envelhecendo. A pergunta que se deve fazer é – como você quer envelhecer?

Para muitos de nós envelhecer é sinônimo de tristeza e angústia. Temos medo do envelhecer. Ao invés de nos orgulharmos do processo natural que é envelhecer, tememos cada aniversário que celebramos.

Ao invés de ver nossos últimos anos como uma época de colheita, crescimento e maturidade, temos medo de nos tornarmos infeliz e debilitados fisicamente e mentalmente. Ter uma vida longa passou a ser visto mais como uma maldição do que uma bênção.

Quando pensamos e imaginamos o nosso envelhecimento normalmente nos vemos doentes, com debilidades e deixados pela família. Poucas as pessoas conseguem se imaginar vivendo uma vida cheia de energia, ao lado de pessoas que gostam, fazendo atividades que lhe dão prazer, aproveitando momentos, rindo, descobrindo novos hobbies.

Dificulta viver em uma sociedade que tem tão pouco respeito com o envelhecimento. Mesmo que você tenha uma positiva perspectiva em relação a este assunto, a sociedade de maneira agressiva faz-lhe acreditar que pessoas com idade a partir de 50 anos são fracas, improdutíveis, mal humoradas e teimosas.

Estereótipos negativos sobre o envelhecimento são insidiosos. Um estudo publicado pela Sociedade Americana de Psicologia, concluiu que mesmo que você não tenha consciência, pensamentos negativos transmitidos pela sociedade podem enfraquecer sua saúde e ter consequências ainda maiores.

Na pesquisa, comprovou-se que a percepção da pessoa sobre envelhecimento tem maior impacto na saúde e em quantos anos a pessoa irá viver do que a quantidade de exercício, se a pessoa fuma ou se tem colesterol alto.



Quando desrespeitamos os mais velhos e agimos como se eles fossem invisíveis, ignoramos a realidade de que todos estamos envelhecendo.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

Publicidade

Encontre-nos no Facebook

As Mais Acessadas

Lívia Abreu. Tecnologia do Blogger.